Responsive Ad Slot

Deputados apoiam proposta que transfere Poder Executivo e secretarias estaduais para Guajará-Mirim

De iniciativa do deputado Dr. Neidson, indicação coletiva prevê deliberação das necessidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré por 15 dias

27 de fevereiro de 2019

/ por: Assessoria Parlamentar
De iniciativa do deputado Dr. Neidson (PMN) e assinada pelos 23 demais parlamentares, a propositura coletiva indica ao Governo do Estado a possibilidade em viabilizar a transferência, provisória, da sede do Poder Executivo, com suas respectivas secretarias, para ser instalada no município de Guajará-Mirim.

“Seria por um período mínimo de 15 dias, para que sejam deliberadas as necessidades das regiões de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Nesse tempo, o DER também poderá realizar uma força tarefa no sentido de buscar melhorias nas áreas urbanas, em especial, nas ruas e avenidas que estejam extremamente precárias”, explicou Neidson.

A indicação, segundo o parlamentar, visa atender a reivindicação de moradores dos dois municípios. Ambos possuem autonomia garantida pela Constituição Federal e são os principais responsáveis pelos assuntos de interesse local.

Dr. Neidson ressalta que, na administração pública municipal, existem problemas e desafios a serem superados, sejam eles políticos, administrativos ou financeiros, mas que merecem ser abordados e solucionados da melhor forma possível.

“São desafios que deverão ser levantados por serem de suma relevância e necessidade”, alertou o deputado que relacionou os fatores que deverão ser abordados com atenção especial.

Na saúde, a propositura cita a implantação de clínica de hemodiálise, a realização de cirurgias nos municípios, já que não existe cirurgias naquelas regiões, condução e gestão do novo Hospital de Guajará-Mirim e atendimento médico especializado.

No setor da agricultura, os parlamentares querem apoio técnico e logístico na agricultura familiar. Já na assistência social, cursos e projetos de prevenção de drogas, apoio a associações para oficina de trabalho, entre outras.

Na área da educação, os deputados esperam que o Estado apoie as unidades educacionais de maneira a proporcionar uma educação mais digna, num ambiente mais proporcional a todos. Os deputados também deverão tratar da questão ambiental dos municípios, “já que temos a maior reserva do Estado de Rondônia”, frisou Dr. Neidson.

A precariedade das ruas e avenidas de Guajará-Mirim foi apontada como situação crítica que promove a inacessibilidade no que tange a passagem de veículos e pedestres. No período de chuvas, a situação se agrava ainda mais, deixando as vias públicas isoladas pelo acúmulo de água, dificultando o direito de ir e vir da população.

“Sem contar os acidentes de trânsito que, diante do caos das ruas e avenidas, tornam as ocorrências cada vez mais constantes, e a profundidade dos buracos é um dos principais motivos para tantos registros”, concluiu Dr. Neidson.

Juliana Martins Jornalista - DRT 1686/RO
Don't Miss
© Todos os Direitos Reservados
Feito com em Porto Velho por Harlley Rebouças