Responsive Ad Slot

Assembleia realiza Sessão Solene para entrega de voto de Louvor ao projeto Açaí com Libras

Solenidade de homenagem foi proposta pelo deputado Dr. Neidson

22 de abril de 2019

/ por: Assessoria Parlamentar
A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (22), Sessão Solene para entrega de Voto de Louvor aos integrantes do Projeto Açaí com Libras (Apalibras), proposta pelo deputado estadual Dr. Neidson (PMN).


Participaram da solenidade a secretária adjunta da Educação (Seduc), Conceição Alves, a coordenadora do projeto Açaí com Libras, Dulcilene Saraiva Reis, o presidente da Associação dos Surdos de Rondônia (Asro), Geovani Vasconcelos, o assessor técnico da Seduc, Douglas Souza, entre outras solenidades.

Na abertura da solenidade, Dr. Neidson destacou o trabalho desenvolvido pelo projeto Açaí com Libras, desde 2014, atuando junto às crianças e adolescentes, principalmente. "Estamos nos colocando à disposição para apoiar a Associação dos Surdos e quero parabenizar ao trabalho voluntário do projeto Açaí com Libras. É o nosso reconhecimento, em nome da sociedade de Rondônia, pelo relevante trabalho", destacou.

Douglas Souza disse que levou ao conhecimento do parlamentar a iniciativa do Açaí com Libras, que se prontificou em homenagear e apoiar. "Coordenava as apresentações culturais na praça Aluízio Ferreira, e via a necessidade de se ter espaços culturais para a comunidade surda, com a necessidade de uso de Libras nas apresentações, por exemplo", observou.

A secretária adjunta da Educação ressaltou que os professores têm muitas dificuldades em promover a inclusão. "É um desafio nosso agora, que estamos na Secretaria, em estabelecer ações que possam trazer mais capacitação aos professores, e parabenizo pelo trabalho do Açaí com Libras".

Usando a linguagem de sinais, sendo retransmitida pelos membros do Açaí com Libras aos demais, Geovane Sousa agradeceu pelo apoio do deputado Dr. Neidson e aos demais que apoiam o projeto. "Não é fácil ter acesso aos nossos representantes, mas estou feliz por ter conseguido esse incentivo para a nossa associação, que vai garantir a compra de uma van para a promoção de cursos e outras ações", destacou.

Dulcilene Reis inicialmente usou a Libras para se expressar. Depois, fez a leitura de um discurso, onde pontuou os desafios da comunidade surda, que tem dificuldades para acessarem os serviços públicos de saúde, de educação e de acessibilidade.

"A Libras é a segunda língua oficial do Brasil e quase não é conhecida. O Açaí com Libras quer exatamente incluir e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade para as dificuldades da comunidade surda", destacou.

Ela cobrou ainda que a lei que estabelece Libras nas Escolas e outras ações, seja regulamentada para entrar de vez em vigor.

O Voto de Louvor foi entregue aos voluntários do projeto e aos seus coordenadores e idealizadores. Dr. Neidson ressaltou que a Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa, oferece o curso de Libras, que é levado inclusive ao interior do Estado.

Texto: Eranildo Costa Luna - DECOM/ALE
Fotos: José Hilde e Marcos Figueira



































Don't Miss
© Todos os Direitos Reservados
Feito com em Porto Velho por Harlley Rebouças