O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (Cspas), Dr. Neidson, abriu a reunião desta quarta-feira (15), lendo documento encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em resposta a ofício encaminhado pela Comissão.

No ofício encaminhado a Sesau, era solicitado o número de pacientes renais crônicos, o quantitativo em cada região e em quais hospitais e clínicas são atendidos. Na resposta, o total é de 749 doentes renais crônicos no Estado, além de 48 com diálise peritoneal (fazem o tratamento em casa).

Segundo Dr. Neidson este levantamento é importante e agora a Comissão irá analisar os números, para auxiliar na fiscalização e verificar quais as cidades e região do Estado em que se faz necessário maior auxílio ou abertura de novas vagas. “Nosso intuito é ajudar o Estado a desenvolver e atender melhor saúde à população”.

O presidente também colocou em votação a Recomendação Legislativa para que a Sesau realize cursos CLS/ATLS em Guajará-Mirim e região vizinha. A proposta foi aprovada também pelos deputados Só na Bença (PMDB), vice-presidente da Comissão e o deputado Ribamar Araújo (PR), participante da reunião.

Ao finalizar, Dr. Neidson reafirmou o compromisso da Comissão que é o de cobrar do Estado para que resolva a situação da saúde e para que os municípios cumpram com sua parte dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Citou como exemplo Guajará, Costa Marques e Candeias, onde a situação está caótica, pois os municípios não cumprem com seu papel.

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: Ana Célia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem