O deputado Dr. Neidson (PMN) teve aprovado na sessão desta terça-feira, 22, da Assembelia Legislativa, o requerimento solicitando ao poder executivo do estado de Rondônia, informações sobre a quantidade, de estoque e de redistribuição de sangue realizado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), no estado.

O deputado, justificou a importância deste requerimento tomando como base, o processo de readequação do banco de sangue de Guajará Mirim, que foi transformado recentemente em uma agência de transfusão de sangue, de onde deixou de realizar coleta de sangue diário para fazer essa coleta quinzenalmente. O sangue coletado no município, a partir de então, vem para Porto Velho para ser processado, e depois desse procedimento, retorna para Guajará mirim de onde vai ser distribuído para toda região da ponta do Abunã, além de Guajará Mirim, Nova Mamoré, Extrema e outras localidades.

De acordo com o deputado Dr. Neidson, se faz necessário obter esclarecimentos da Fhemeron sobre todos os procedimentos utilizados no município de Guajará Mirim, para esta readequação.

“Desta forma, queremos saber desse levantamento e de quanto cada banco de sangue tem sangue armazenado e qual o custo de sangue por bolsa produzida nos últimos dois anos pela Fhemeron. Desta forma, poder dar o esclarecimento devido a população se realmente haveria necessidade de ser transformado o Banco de Sangue no município de Guajará Mirim em uma agencia. E ainda se está mudança poderá ocorrer também em outro município do estado, prejudicando as vezes o atendimento à população” falou, o deputado.

A Fhemeron é um órgão responsável pela coleta, testagem sorológica e distribuição de sangue nas instituições de saúde da rede pública, privada e filantrópica no estado de Rondônia. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos deputados presentes à sessão plenária da Assembleia Legislativa.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem