O Deputado e Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, Dr. Neidson (PMN) esteve nesta última Segunda-feira (13), prestigiando o aniversário de 25 anos de emancipação política de Candeias do Jamari.

Na oportunidade foi feita uma grande festa com direito a bolo de aniversário para receber autoridades e a população."Candeias sempre tem essa alegria e festa que agente traz para o povo. O Povo de Candeias é um povo muito alegre." Enfatizou o prefeito do munícipio Chico Pernambuco.

O Deputado Dr. Neidson, aproveitou ainda a oportunidade para reiterar o seu apoio a Candeias: "Esperamos agora que os poderes executivo e legislativo municipal correspondam com a expectativa da nossa população de Candeias do Jamari. Para que possamos juntar força junto com a Assembléia Legislativa para continuar ajudando o município." destacou o deputado.

O município de Candeias do Jamari tem sua origem ligada à instalação, pelo Governo do Estado do Mato Grosso, de um Distrito Policial criado pelo Ato no 2.213, de 14 de novembro de 1939, no local pertencente ao município de Alto-Madeira, com sede em Santo Antônio.

O lugarejo, às margens do rio Candeias, servia de ponto de estacionamento para quem se dirigia à região do Alto Rio Candeias, bem como de depósito de borracha para os que desciam o rio, por ficar no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso/Amazonas (antiga BR 29, hoje BR 364).

Essa localização estratégica facilitava o transporte da produção para Porto Velho ou para a cachoeira de Samuel, onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindas de Manaus e para onde retornavam.

A partir do final da década de 1970, Candeias começou a expandir seu núcleo urbano através da agricultura, do comércio e do turismo. Nesse período um pequeno povoado começou a se formar às margens da BR 29 (364), na beira do rio Candeias. O nome da cidade, que incorpora os dois principais rios da região, foi escolhido para diferenciar da denominação do município de Candeias, no interior da Bahia.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem