A convite da Federação Brasileira de Epilepsia – EPIBRASIL, O Deputado Estadual Dr. Neidson (PMN) participou do XV Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio a Pessoas com Epilepsia realizada nos dias 16 a 18 de março, na cidade de São José do Rio Preto-SP. O Evento que é um dos mais importantes da área de saúde neurológica do Brasil reuniu pacientes, médicos e outros profissionais da área de saúde de vários Estados e do estrangeiro.

Os participantes vestem camiseta na cor roxa, adotada como símbolo de apoio ao conhecimento sobre a doença para reduzir o preconceito e ajudar na luta pelos direitos à inclusão social, profissional e econômica dos epilépticos.

A epilepsia é um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. Estima-se que somente no Brasil cerca de três milhões de pessoas sofrem da doença. Ela é caracterizada como uma doença na qual as crises epilépticas, sejam parciais ou generalizadas, se repetem de tempos em tempos.

O Evento de três dias que foi realizado no Ypê Park Hotel teve como objetivo aprendizagem, trabalho e troca de experiências. Buscou também centralizar discussões sobre dois temas: "Epilético no Mercado de Trabalho" e a "Mulher com Epilepsia", Também houve o lançamento da "Campanha pela cidadania dos brasileiros com epilepsia".

O Deputado destacou a importância da inclusão de pessoas com Epilepsia no Mercado de Trabalho: "Hoje, por exemplo, eles não têm direitos previstos na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), ou seja, não são resguardados pelo INSS. E durante este evento, elaboramos um protocolo que deverá posteriormente, ser encaminhado ao Congresso Nacional, com o intuito de reverter esse cenário" Enfatizou o Parlamentar.

Dr. Neidson (PMN) que também é médico participou do evento representando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aonde esteve acompanhado do Procurador de Justiça do Estado de Rondônia Edmilson Fonseca e da Defensora Pública do Estado, Rosária Gonçalves Novais.

O médico Doutor Li Li Min foi um dos palestrantes do evento. Ele nasceu em Taiwan, se formou no Brasil e hoje é o titular da cadeira de Neurologia da Faculdade de Medicina da Unicamp. Conta que a idéia de se criar o Encontro da Epibrasil nasceu em Rio Preto, 15 anos atrás, após realizar pesquisa para saber o número de pacientes que sofrem com a doença e conceder uma entrevista na Rede Vida de Televisão. “Essa pesquisa foi feita em conjunta com o engenheiro Antonio Carlos Carvalho e a entrevista na Rede Vida deu uma repercussão nacional ao assunto”, lembra.

O Doutor Moacir Alves Borges, médico neurologista e professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), um dos organizadores do Encontro, mostrou-se satisfeito com a participação das pessoas no evento, encerrado com a apresentação da Orquestra de Moda de Viola, de Jales.

Ao final o Parlamentar parabenizou e classificou como positiva a iniciativa do evento. “É importante a realização destes eventos educativos, que prestam esclarecimentos à população, além de debater as ações voltadas para a saúde das pessoas com a doença”, pontua Dr. Neidson.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem