Projeto ‘Sou Conectado’ prevê instalação de torres de celular e internet em comunidades de Guajará-Mirim
Na última semana, o deputado Dr. Neidson (PMN) participou de uma reunião com o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, técnicos do governo estadual e lideranças de Guajará-Mirim. O encontro serviu para as autoridades discutirem o projeto ‘Sou Conectado’.
A proposta visa à aquisição e implantação de sistema de telefonia móvel e internet nas comunidades indígenas e ribeirinhas ao longo dos rios Guaporé e Mamoré, na região de Guajará-Mirim.
Dr. Neidson destinou mais de R$ 780 mil de emenda parlamentar de sua autoria para viabilizar o projeto elaborado pela Associação dos Moradores e Agricultores do Distrito de Surpresa (Amadsur).
“Serão instaladas antenas de Guajará-Mirim até a Baía das Onças. O recurso será encaminhado a Amadsur que fará a implantação das torres para a receptação do sinal via satélite. Será uma revolução em Rondônia”, explicou o deputado.
O parlamentar citou algumas das comunidades indígenas e ribeirinhas que serão beneficiadas com a chegada do sinal de internet e celular, entre as quais, Tanajura, Deolinda, Sotério, Ricardo Franco, Surpresa e Baía das Onças.
Segundo Dr. Neidson, a expectativa é a de que o projeto ‘Sou Conectado’ seja o pontapé inicial para estender a instalação das antenas a todas as regiões do Estado ainda sem cobertura. “E que outros Estados também possam copiar esse importante projeto, que trará avanços para Rondônia”, ressaltou o parlamentar.
O secretário da Sepog, George Braga explicou que o projeto, inicialmente, atenderá as regiões mais distantes da Amazônia como as comunidades quilombolas, reservas e as áreas indígenas. “De fato é um projeto maravilhoso e que, sem dúvidas, além de todos os benefícios oferecidos pela internet e telefonia celular, também salvará vidas”, destacou o secretário.