Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso vota pareceres
Redano também emitiu parecer favorável ao PL 014/19, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), que disciplina a nomeação para cargos em comissão no âmbito dos órgãos da Administração Pública direta e indireta, autarquias e fundações do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e adota outras providências. A matéria prevê a vedação à nomeação de condenados por crimes de violência doméstica.
Outra matéria debatida na CDCAMI foi o PL 039, de autoria do deputado Alex Silva, que dispõe que nas escolas, parques, shopping, e praças públicas ou privadas, que o lazer e a recreação sejam em brinquedos com acessibilidade total para crianças com ou sem necessidades especiais. O deputado Cirone Deiró emitiu parecer favorável.
Violência contra a mulher
Dando continuidade às discussões da audiência pública, realizada na semana passada no plenário da Assembleia Legislativa, para tratar do feminicídio e da violência contra a mulher, a Comissão recebeu mulheres que integram entidades que atuam na defesa da mulher.
As representantes apresentaram a necessidade de linhas de crédito para as mulheres rurais e urbanas, para permitir a autonomia financeira e empreendedora das mulheres. A Delegacia da Mulher, de forma regionalizada, a reestruturação da delegacia da mulher em Porto Velho, e a construção da Casa da Mulher Brasileira, na capital, também entra as demandas debatidas.
Alex Silva informou que está agendada uma reunião com a ministra Damares Alves, programada para o próximo dia 26, quando vai levar a questão da violência contra a mulher e o feminicídio em Rondônia, a criação da Casa da Mulher Brasileira, na capital, entre outros temas.
O deputado Anderson observou que, hoje, as delegacias não têm estrutura para absorver a demanda. "Não adianta apenas abrir a delegacia 24 horas, sem estrutura e sem pessoal, pois não vai atender. Também pontuo que é importante a criação da Procuradoria da Mulher, aqui nesta Casa, mas como é um ambiente formal, creio que seria mais adequado termos um espaço com essa finalidade, externamente".
Texto: Eranildo Costa Luna - DECOM/ALE
Fotos: Marcos Figueira