Responsive Ad Slot

Dr. Neidson é autor do projeto de lei que institui o Agosto Laranja como mês da conscientização da Esclerose Múltipla

Iniciativa do parlamentar visa promover a conscientização da sociedade por meio de procedimentos informativos e educativos

20 de agosto de 2019

/ por: Assessoria Parlamentar
O deputado Dr. Neidson (PMN) é autor do projeto de lei que institui o ‘Agosto Laranja’ como o mês dedicado à conscientização da Esclerose Múltipla (EM) no estado de Rondônia. Segundo o parlamentar, a iniciativa tem por objetivo, promover a inclusão social e, por meio de procedimentos informativos e educativos, conscientizar a população rondoniense.

“No dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, por isso a ideia de instituir o Agosto Laranja. A data foi celebrada pela primeira vez em 2006, a data foi fruto de muito trabalho da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem) e visava buscar algo de representatividade nacional que aumentasse a visibilidade da Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia”, explicou Dr. Neidson.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

“Basicamente, a defesa do corpo confunde as células saudáveis com malignas e as ataca, provocando lesões”, resume Dr. Neidson.

Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens de 20 a 30 anos.

A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.

“Esperamos que a sociedade rondoniense possa abraçar essa causa com muito afinco e que essa Casa Legislativa possa tratar a conscientização da Esclerose Múltipla de forma muito especial”, salientou Dr. Neidson.
Don't Miss
© Todos os Direitos Reservados
Feito com em Porto Velho por Harlley Rebouças