Responsive Ad Slot

Dr. Neidson prestigia 4ª Festa do Guerreiro na aldeia Ricardo Franco no Rio Guaporé

Parlamentar prestou atendimento médico e realizou exames de ultrassonografia durante permanência do Barco Hospital Walter Bártolo na aldeia

26 de agosto de 2019

/ por: Assessoria Parlamentar
No último final de semana, o deputado Dr. Neidson (PMN) prestigiou a 4ª Festa do Guerreiro, realizada na aldeia indígena Ricardo Franco, localizada às margens do Rio Guaporé, em Guajará-Mirim. O evento conta com o apoio do parlamentar que é autor do Projeto de Lei que inseriu a tradicional festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado e a declarou como Patrimônio Cultural de Rondônia.


“A Festa do Guerreiro é um grande evento, organizado por várias etnias que celebram a cultura indígena com muita dança, cantos, pratos típicos, artesanatos, mitos, lendas e jogos tradicionais. A Festa do Guerreiro também é a oportunidade que os índios têm de reencontrar parentes que vivem em outras aldeias. E nessa 4ª edição, tive a oportunidade de integrar ao cacique da aldeia o certificado que declara a festa
Patrimônio Cultural de Rondônia”, destacou Dr. Neidson.

Segundo o deputado, para 2020 ele pretende encaminhar recurso de emenda parlamentar para a realização da festa e doação do combustível para o deslocamento dos integrantes de aldeias circunvizinhas, localizadas tanto no Rio Guaporé como no Rio Mamoré.

“Muitos indígenas querem participar, mas não têm o combustível para fazer a condução que é feita apenas através de embarcações. Além disso, quero junto com a Setur, trabalhar para que a Festa do Guerreiro, anualmente realizada em agosto, seja reconhecida como uma opção de turismo festivo e cultural no Estado”, ressaltou o deputado que participou de várias atividades e jogos indígenas durante a festa.

Barco Hospital Walter Bártolo
Aproveitando a presença do Barco Hospital Walter Bártolo, que estava atracado na aldeia Ricardo Franco prestando atendimento às comunidades indígenas, o deputado, de forma voluntária, também fez atendimentos médicos e exames de ultrassonografia.

“Já que estávamos ali não podia deixar a oportunidade de prestar atendimento aos amigos indígenas e realizar os exames, já que o barco possui o aparelho de ultrassonografia. Juntamos o útil ao agradável, pois além de prestigiar essa grande festa cultural, também pudemos trabalhar um pouco e ajudar quem precisa”, concluiu o parlamentar.



































Don't Miss
© Todos os Direitos Reservados
Feito com em Porto Velho por Harlley Rebouças